Buscar médicos ou outros profissionais

Buscar notícias

Miopia: Causas, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

Escrito por colaboradores editoriais do Cadê Médico

Revisado por:

Miopia: Causas, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

A miopia é uma condição oftalmológica comum que afeta a visão de perto. É caracterizada por uma dificuldade em enxergar objetos distantes com clareza, enquanto os objetos próximos são visualizados com nitidez. A miopia é causada por uma anomalia no formato do globo ocular, resultando em uma imagem focalizada antes da retina.

Neste artigo:

O que causa a miopia?


A causa da miopia não é completamente compreendida, mas é acreditado que a genética desempenhe um papel importante. Se um ou ambos os pais são míopes, as crianças têm maior probabilidade de desenvolver miopia. Fatores ambientais, como passar muito tempo lendo, usando dispositivos eletrônicos ou outras atividades que exigem o uso prolongado de visão de perto, também podem contribuir para o desenvolvimento da miopia.

Alta miopia


A alta miopia é definida como um grau de miopia superior a -6.00 dioptrias. A alta miopia pode aumentar o risco de outras condições oculares, como descolamento de retina, glaucoma e catarata. É importante que as pessoas com alta miopia realizem exames oftalmológicos regulares para monitorar a saúde dos olhos.

Publicidade

Miopia degenerativa


A miopia degenerativa é uma forma avançada de miopia que ocorre quando o alongamento excessivo do globo ocular leva a danos irreversíveis na retina e no nervo óptico. A miopia degenerativa pode levar à cegueira, e é importante que as pessoas com essa condição recebam tratamento imediato para prevenir ou retardar a progressão da doença.


Sintomas


Os sintomas comuns da miopia incluem dificuldade em enxergar objetos distantes, visão turva ou embaçada, fadiga ocular e dor de cabeça. As pessoas com miopia também podem apertar os olhos ou franzir a testa ao tentar focar em objetos distantes.

Publicidade

Diagnóstico


O diagnóstico da miopia é feito através de um exame oftalmológico completo, que pode incluir um exame de refração para medir a força dos olhos, um exame de acuidade visual e um exame de dilatação da pupila para avaliar a saúde da retina e do nervo óptico.

"O cuidado adequado da miopia é importante para prevenir ou retardar a progressão da condição e reduzir o risco de complicações oculares..."

Publicidade

Tratamento


O tratamento da miopia pode incluir o uso de óculos ou lentes de contato corretivas para melhorar a visão. As lentes corretivas mudam a maneira como a luz entra no olho, permitindo que a imagem seja focalizada corretamente na retina. Dispositivo implantável e a cirurgia refrativa, como PRK ou LASIK, também pode ser uma opção para algumas pessoas com miopia.


Lente Collamer implantável EVO (ICL)
A lente é um dispositivo implantável feito de material biocompatível que é inserido na frente da lente natural do olho para corrigir a miopia. Este procedimento é menos invasivo do que a cirurgia refrativa a laser, sendo ideal para pacientes com alta miopia que não são candidatos para a PRK ou LASIK.


Ceratectomia fotorrefrativa, também chamada de PRK
PRK é um procedimento em que o cirurgião remove o tecido da córnea com um laser para remodelar a curvatura da córnea e corrigir a miopia.


LASIK
É um procedimento mais comum, em que o cirurgião cria um flap na córnea, usa um laser para remodelar a curvatura da córnea e, em seguida, recoloca o flap no lugar.


Ambos os procedimentos têm altas taxas de sucesso e são geralmente seguros e eficazes.

No entanto, nem todos são candidatos à cirurgia refrativa e existem riscos e complicações potenciais associados aos procedimentos. É importante que os pacientes discutam com seus oftalmologistas as opções de tratamento e os riscos e benefícios associados a cada uma delas.

Melhora com o tempo?


A miopia pode progredir durante a infância e a adolescência, mas geralmente estabiliza na idade adulta. Algumas pessoas com miopia podem experimentar uma melhora na visão ao longo do tempo, mas isso é raro. É importante que as pessoas com miopia realizem exames oftalmológicos regulares para monitorar a saúde dos olhos e garantir que o tratamento seja adequado.

Publicidade

Controlar a miopia


Controlar a miopia é importante para prevenir ou retardar a progressão da condição e reduzir o risco de complicações oculares. Isso pode incluir a adoção de hábitos saudáveis para os olhos, como limitar o tempo de exposição a telas, fazer pausas frequentes durante atividades que exigem visão de perto e manter uma distância adequada ao ler ou ver televisão.

Publicidade

Proteção durante atividades esportivas


É importante que as pessoas com miopia protejam seus olhos de lesões e traumatismos. Isso pode incluir o uso de óculos de proteção durante atividades esportivas ou outras atividades que possam colocar os olhos em risco.

Esperamos que as informações fornecidas tenham sido úteis para você. Agradecemos sua avaliação, pois ela é fundamental para que possamos aprimorar nossos conteúdos e fornecer cada vez mais informações relevantes e precisas aos nossos leitores.

Avaliação 0.00 (0 Votos)

Compartilhe em suas redes sociais.

Artigos Relacionados

Publicidade

Publicidade

Publicidade

CLÍNICA SALLUS SAÚDE INTEGRADA

Esp. Médica:
CIRURGIA GERALCOACHINGMEDICINA ORTOMOLECULARNUTRIÇÃOPSICOLOGIA
Categoria:
CLÍNICA MÉDICA
Bairro:
ITAIGARA
Cidade:
SALVADOR/BA

CLIMPEGI

Cidade:
SALVADOR
Esp. Médica:
PATOLOGIAPATOLOGIA CLÍNICA / ANATOMIA PATOLÓGICA / MEDICINA LABORATORIAL
Categoria:
CLÍNICA MÉDICA
Bairro:
FAZ GRANDE RETIRO

MAILDE BRANDÃO

Esp. Médica:
CLÍNICA MÉDICAPEDIATRIA
Categoria:
CLÍNICA MÉDICA
Bairro:
ITAIGARA
Cidade:
SALVADOR/BA

CARLOS JORGE MACEDO DE OLIVEIRA

Cidade:
SALVADOR
Esp. Médica:
OFTALMOLOGIA
Categoria:
CLÍNICA MÉDICAMÉDICO
Bairro:
ITAPUA

Publicidade

DENISE CARNEIRO CRUZ

Cidade:
SALVADOR
Categoria:
ODONTO / DENTISTA
Esp. Odontológica:
CLÍNICO GERAL
Bairro:
DOIS DE JULHO

CONSULTÓRIO ALECSANDRA GALVÃO

Esp. Odontológica:
ESTÉTICAPRÓTESE DENTÁRIA
Bairro:
ITAIGARA
Cidade:
SALVADOR
Categoria:
CLÍNICA ODONTOLÓGICA

ANA CRISTINA QUEIROZ SAMPAIO

Esp. Odontológica:
CLÍNICO GERALPRÓTESE DENTÁRIA
Bairro:
ITAIGARA
Cidade:
SALVADOR
Categoria:
ODONTO / DENTISTA

CONSULTÓRIO MARCELO VELAME

Esp. Odontológica:
ENDODONTIA
Bairro:
ITAIGARA
Cidade:
SALVADOR
Categoria:
CLÍNICA ODONTOLÓGICA